02/04/2021

Quem era a rosa do Pequeno Príncipe?

  Uma das personagens mais diferentes do livro o pequeno príncipe é sem dúvidas a rosa. Cheia de metáforas e simbolismo, ela pode ser vista de vários ângulos. Talvez o autor quisesse mostrar sua visão do amor ao criar algo frágil e necessitado de proteção ou talvez quisesse mostrar o quanto é complicado se decidir entre a dor da partida ou o sacrifício de ficar com seu amor. 

  O que se sabe é que Exupéry fez uma espécie de homenagem a sua esposa amada, algo como uma declaração de amor, onde a rosa seria Consuelo, Inclusive ao representar a tosse da rosa, ele deixa explícito a doença(asma) que sua esposa possuía.                                                                                  "A rosa que tosse é Consuelo, que sofre de asma, é frágil e está protegida sob uma redoma de vidro”, afirma Marie-Helene Carbonel, biógrafa francesa.

  Eu acho incrível o cuidado que o autor teve ao representar o relacionamento do Principezinho como sendo cheio de altos e baixos, assim como também era o dele na vida pessoal, devido a sua vida profissional que exigia constantes ausências. 

  Seguindo a trajetória do principezinho, vemos pela suas histórias, que ele tenta compreender a sua rosa, o que por fim, revela um pedido de desculpas do autor para consuelo, mostrando que ela é única no mundo. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:


Design by:Bia Rodrigues. Modificado por: Bruno Vieira | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©