31/03/2017

Minha Vida de Menina_ Resenha


E já dizia meu avô; "Nada melhor do que um bom e velho livro!". Pensando nisso, resolvi publicar algumas resenhas para os amantes da leitura. 

  E por que não começar com um dos clássicos de nossa literatura? 

  Então vamos começar com o livro "Minha Vida de Menina" de Helena Morley (Na verdade, pseudônimo de Alice Caldeira Brant) nascida em 1880, na cidade de Diamantina- MG, província onde se passa a história.

  O livro é escrito em forma de diário no período de infância e adolescência da autora, entre os anos de 1893 e 1895, pouco tempo depois da abolição da escravidão no Brasil, porém, só foi publicado pela primeira vez em 1942, e foi aclamado por vários escritores como Carlos Drummond de Andrade e, João Guimarães Rosa. Nele a autora retrata os casos de sua família, a vida na pequena mineração, bem como os ritos religiosos e costumes de sua época.

  Helena é descendente de ingleses por parte de pai, e é uma menina observadora, crítica e inquieta, ao mesmo tempo que bem humorada, tanto que chegava a "espantar" as visitas com seus frouxos de riso.

  Confesso que devorei o livro em três dias, e o mesmo me arrancou muitas lágrimas e sorrisos. Creio que vocês (de modo especial, as meninas) irão se identificar com Helena, pois a mesma está numa fase de transição e de formação da mente da mulher. Além do mais, o livro retrata os gostos, personalidade e relações da menina com sua família e amigos.

  Super recomendo a leitura, e sei que como eu, vocês também vão se encantar com a pequena inglesinha Helena.

- Letícia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Design by:Bia Rodrigues. Modificado por: Bruno Vieira | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©